Parcerias

Cohab Minas

Um acordo firmado em fevereiro de 2020 oficializou a cooperação técnica entre a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e o CORI-MG. Com a parceria, será possível viabilizar procedimentos de regularização fundiária em terrenos que abrigam conjuntos habitacionais, sanando possíveis irregularidades e encontrando soluções eficientes para os imóveis que se encontram na informalidade. O projeto envolverá 460 empreendimentos em 285 cidades mineiras, sendo 18.725 unidades a serem regularizadas e mais de 70 mil pessoas beneficiadas.

UFV

Em maio de 2020, o CORI-MG e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) celebraram um acordo visando o desenvolvimento de ações vinculadas a elaboração de metodologias voltadas para o cadastro territorial multifinalitário e a regularização fundiária urbana.

Federaminas e Seplag

Em setembro de 2019, o CORI-MG celebrou uma parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para regularizar 10.506 imóveis pertencentes ao Estado. O Colégio auxiliará a identificar os níveis de irregularidade e a elaborar os roteiros para atualização registral.

AMM

Em 2018, o CORI-MG firmou um termo de cooperação técnica com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para qualificar os agentes públicos a efetivarem o processo de Reurb em parceria com os cartórios de Registro de Imóveis. O trabalho tem o objetivo de auxiliar as administrações municipais na definição de roteiros e na viabilização de procedimentos para titular os ocupantes.

Mãos Dadas

O CORI-MG é uma das instituições parceiras envolvida no projeto Mãos Dadas. Desenvolvido pelo oficial do Registro de Imóveis de Itabira, José Celso Vilela, a iniciativa busca regularizar terrenos e construções para população de baixa renda ocupante de parcelamentos urbanos informais implantados em áreas privadas. Por meio de trabalhos técnicos feitos com economia de escala, os registros executados garantirão cidadania, proteção da propriedade e acesso a crédito a juros baixos aos beneficiários.

Betim

A regularização da antiga Colônia Santa Isabel é um trabalho desenvolvido em parceria pelo CORI-MG, o Registro de Imóveis de Betim, a Prefeitura de Betim e o 1º Cartório de Notas de Igarapé. Será uma oportunidade para que os antigos pacientes se reintegrem à cidade, recuperem vínculos rompidos e participem mais ativamente da vida pública, trazendo dignidade e fazendo com que eles se tornem agentes de desenvolvimento econômico local.